Como ocorre a pane elétrica nos carros?

Fonte: Portal Auto Shopping

Você sabe o que é uma pane elétrica no veículo? Mesmo com a manutenção em dia, ninguém está livre de bater a chave na ignição e o carro não pegar. Nessa hora, é preciso manter a calma e entender o que pode estar acontecendo.

A pane elétrica é causada por uma sobrecarga do sistema elétrico, que pode ser por causa da bateria ou do alternador do veículo. Alguns itens podem apresentar sinais de desgaste ao longo do tempo, que podem evitar a pane. Mas, via de regra, ela chega mesmo de surpresa!

Mas, afinal, você sabe quais são as causas de uma pane elétrica? Sabe como identificar qual problema está afetando o seu veículo ou entender os sinais? Como é possível consertar o estrago? Confira este manual de sobrevivência para sair dessa situação com importantes dicas! Vamos lá?

Verifique o sinal da bateria

Quando você chega no carro, dá a partida e nada acontece, a sua bateria “arriou”. Já ouviu esse termo? Isso significa que ela parou de funcionar e não tem mais carga. Geralmente, as baterias têm em média dois anos de vida útil, mas tudo dependerá do uso da peça.

Se o painel não acende, as luzes não acendem e você dá a partida, mas o carro não responde, a bateria não está mais carregando. Para ter a certeza de que a bateria arriou, você precisa fazer uma “chupeta”, ou seja, colocar uma bateria ao lado da que está instalada no veículo e, com o auxílio de um cabo, fazer a transmissão de energia entre as baterias.

Se você faz esse procedimento e, ao desligar o veículo, ele volta a apresentar o mesmo problema, isso é um sinal de que a bateria não tem mais utilidade.

Analise o funcionamento dos componentes do alternador

O alternador é o responsável pela transmissão da força do virabrequim, que por sua vez é o responsável pela faísca que liga o motor. Se essa pequena peça não funcionar, o motor do seu carro não dará sinal de vida.

A sobrecarga no alternador também pode gerar uma pane elétrica na bateria, que ocasiona a descarga ou até mesmo a parada completa do funcionamento dessa peça.

Essa pequena pecinha também pode danificar o ar-condicionado e a direção hidráulica do seu carro, além de interromper o funcionamento da bomba de água, que é a responsável por fazer o arrefecimento do motor.

Uma pane elétrica causada pelo mau funcionamento ou parada total do alternador pode ser um prejuízo grande para o bolso do cliente, por isso, a dica é fazer sempre uma revisão na parte elétrica do seu veículo.

Cuide do combustível utilizado no automóvel

O seu carro pode parar no meio da rua ou simplesmente não ligar mais se o combustível que você utilizou foi de má qualidade e causou uma pane no sistema de injeção. Sujeiras e impurezas da gasolina batizada podem queimar o sistema elétrico de injeção e causar muitos prejuízos ao motorista.

Observe se há fumaça ou fogo

Seu carro pode sofrer uma pane, mesmo em movimento. Se você observa que o marcador de temperatura se eleva rapidamente e do capô do carro sai fumaça, seu carro superaqueceu! Desligue tudo e espere resfriar para verificar o nível de água e completar o reservatório até que possa se deslocar para uma oficina mecânica.

Existe também a possibilidade desse superaquecimento estar acompanhado de uma pane elétrica, ou melhor, um curto-circuito nos sistemas eletrônicos do seu veículo, que produzem fogo debaixo do capô. Desligue a chave imediatamente e tente conter as chamas com o uso do extintor.

Isso pode ser ocasionado por falta de manutenção ou falhas do funcionamento de cabos e conexões elétricas, que podem produzir faísca, ocasionando o fogo. Isso acontece de forma muito rápida, portanto, saia do veículo e chame ajuda.

Identifique se a bomba injeta combustível

Se a luz da bomba de combustível acender, mas o motor ainda continuar em funcionamento, isso é um alerta de problemas. Se não deu tempo de verificar a falha e você ficou na rua, para identificar que a injeção eletrônica do seu carro é a causadora da pane elétrica, basta tentar dar a partida caso não escute o barulho que a bomba faz para liberar o combustível que chega até o motor.

Se você se deparou com essa situação, não é possível fazer nada fora de uma oficina mecânica. É preciso substituir esse sistema elétrico da bomba de combustível ou o sistema de injeção por inteiro. Tudo dependerá de qual componente está danificado!

Entenda os sinais antes da pane elétrica

Seu carro pode estar emitindo sinais de problemas que você não está sabendo interpretar. Para evitar que ele pare por uma pane elétrica, observe o seu comportamento com atenção.

Se você nota que os fusíveis dos faróis estão queimando constantemente, que a luz de seta pisca descontroladamente e, ao girar a chave na ignição, as luzes do painel e o rádio desligam e ligam, esses são sinais de problema.

Via de regra, significa que a bateria está fraca e que não está mais segurando carga como deveria. Para evitar a pane, faça uma revisão elétrica com o objetivo de descartar possíveis curtos-circuitos e verifique a carga da bateria.

Pode ser o momento de trocar a bateria do seu carro. Geralmente, elas não duram mais do que dois anos, mas isso vai depender muito da maneira como você utiliza o veículo e da quantidade de componentes eletrônicos que estão ligados a ela.

Quando o assunto é carro, é muito importante que o motorista tenha atenção aos sinais que o veículo dá durante o uso e, é claro, que mantenha sempre a manutenção em dia. Com essa junção de ações, você conseguirá reduzir muito as chances de ser pego de surpresa e ficar parado na rua com o seu veículo.

Você gostou deste post sobre como acontece a pane elétrica no carro? Então que tal aproveitar a visita em nosso blog para assinar a nossa newsletter? Assim, você receberá notícias atualizadas direto na caixa de entrada do seu e-mail!

ABBM – Proteção Veicular – Assistência 24H https://www.abbm24h.com.br/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s