[Retirado e adaptado da matéria do Auto Esporte]
De janeiro de 2015 até o final de junho deste ano, cerca de 3,7 milhões de veículos foram chamados para recall no Brasil, segundo o Procon-SP. A principal causa de defeitos no período é o airbag, que somou 1.956.045 unidades, ou 53% do total.
O dispositivo de segurança é responsável por salvar muitas vidas, mas uma falha nos modelos feitos pela empresa japonesa Takata provocou o maior recall da história no mundo inteiro, que afeta milhões de unidades, inclusive no Brasil.

Até o mês passado, 14 mortes foram associadas a esse defeito, sendo 12 nos EUA e 2 na Malásia. A falha faz com que partes metálicas do equipamento trinquem e sejam arremessadas contra os ocupantes do veículo no momento em que o airbag abre de forma violenta.
E as estatísticas em 2016?
De janeiro a junho deste ano, as montadoras anunciararam 53 campanhas de recall, somando um total de 877.926 veículos, o que representa uma queda de 19% em relação ao ano passado, que superou a marca de 1 milhão de unidades convocadas no primeiro semestre.
Dos 877 mil chamados para o conserto gratuito, 567.307 tinham problemas com airbags, ou cerca de 64% do total. Nem todos os problemas com airbag estão relacionados aos “airbags mortais” da Takata.
ABBM – Proteção Veicular – Assistência 24H cobertura nacional – Cotação online: https://www.abbm24h.com.br/